Menu

O que fazer em Luxor, Egito!


Quem acha que ir para o Egito é só conhecer as pirâmides está muito enganado!!! Elas são as atrações principais do país sim, massss existem outras maravilhas a serem conhecidas...

Hoje vou apresentar Luxor, uma cidade incrível que abriga lugares impressionantes e que chamou muito a minha atenção!! A antiga capital Tebas, hoje é considerada o maior museu a céu aberto do Egito! 

As atrações de Luxor são divididas em vida e morte!! Os templos construídos na margem leste do rio Nilo (Karnak e Luxor) são templos de adoração aos deuses, pois é onde o sol nasce, representando a vida. Já as construções na margem oeste do rio representam a morte, sendo que é onde o sol se põe e onde se encontram os complexos funerários do Vale dos Reis.


Informações básicas sobre a cidade:

Localização: ao sul do Egito, fica distante 655 km do Cairo e 214 km de Aswan.

Como chegar: a cidade de Luxor possui aeroporto internacional com várias opções de vôo com a principal companhia área do país, a Egyptair.
Para quem deseja a experiência de trem noturno, também é uma boa opção, mesmo os trens não sendo os mais confortáveis e bem cuidados do mundo.. Essa foi a opção de fiz e deu super certo.
Há também opção de ônibus, porém o percurso acaba sendo muito demorado e acaba desperdiçando tempo precioso.

Língua oficial: árabe, porém o inglês e espanhol são bastante praticados principalmente nos pontos turísticos, lojas e restaurantes.

Melhor época para visitar: de setembro a maio as temperaturas costumam ser mais amenas, porém faz bastante calor nessa região.

Templo de Karnak

Eu não imaginava a grandeza do Templo de Karnak, mas sim ele é um dos templos mais incríveis do país e foi um dos mais importantes do Egito Antigo.

Dedicado ao deus Amon-Rá, sua inteira construção levou aproximadamente 2000 anos!! Quando Tebas era a capital do Egito, o Templo de Karnak era residência do alto clero, sendo o maior e mais importante templo religioso da época. Era lá que todos os faraós prestavam homenagens aos deuses!


E como no Egito tudo é extremo, cada faraó como forma de homenagem, construía algum monumento no templo, por essa razão por lá podemos ver obras de várias dinastias!



Detalhes com pintura original no teto dos pilares
Eu fiquei um bom tempo por lá.. tem muita coisa para ver! O pátio central é incrível, confesso que foi um dos lugares que mais amei no Egito. Por lá existem 134 colunas feitas de pedra, com 21 metros de altura. Esse pátio é criação do poderoso Ramsés II e Seth, outro poderoso faraó egípcio, nas colunas estão gravados os nomes deles.





Também é no Templo de Karnak que está o maior obelisco do Egito, ele tem 27 metros de altura, feito de granito e dedicado a maior rainha do Egito: rainha Hatshepsut!


Outro ponto muito interessante nesse tempo é o lago sagrado!! Ele era utilizado para rituais de purificação, sacrifícios e oferendas. Bem em frente dele existe um escaravelho que simbolizava o deus do sol e também é símbolo de sorte para os egípcios. Nossa guia contou que para ter mais sorte, a tradição é dar 7 voltas ao redor dele. Eu e meu amigo Bruno resolvemos participar da tradição, é claro!!




Valor da entrada: 80 L.E

Horário de funcionamento: outubro a abril de 8h as 17h30 e de maio a setembro de 6h as 18h

Templo de Luxor

Mais um importantíssimo templo da antiga capital Tebas, hoje é um dos mais importantes do país com uma arquitetura de cair o queixo e estátuas impressionantes!!


Ao contrário da maioria dos templos no Egito, o Templo de Luxor foi construído para ser local de celebração a vida, assim como o Templo de Karnak. Na verdade eles eram interligados por uma enorme avenida cheia de esfinges.

Essa mesma avenida liga os dois templos
As colunas do tempo são lindas, decoradas com flores de papiro que era uma planta muito utilizada e bem típica no Egito.

Pátio de Amenhotep III
Estátuas de Ramsés II 
O local é muito bem conservado, com esculturas enormes e impressionantes. O templo foi construído pelos faraós Amenemopet, Hepshepsut, Tutankamon e claro, Ramsés II. Até menos o famoso Alexandre, o grande, participou em algum momento da construção do templo.



Iluminação noturna do templo

Valor da entrada: 60 L.E

Horário de funcionamento: outubro a abril de 9h as 21h e de maio a setembro de 9h as 22h


Vale dos Reis

O Vale dos Reis é nada menos que o sagrado local onde estão enterrados praticamente todos os faraós do Egito!! Imagina a quantidade de história desse lugar!! 

A escolha do local é bem sugestiva, já que era de costume sepultar os faraós em piramides, a montanha no Vale dos Reis justamente tem esse formato!!


O lugar é tão grande que se acredita que ainda existem muitas tumbas que até hoje não foram descobertas. A mais recente descoberta do lugar foi o túmulo do querido Tut, Tutankhâmon!

Como contei no post anterior, o seu pequeno túmulo ficou em um lugar muito escondido e de baixo de outro túmulo, com essa dificuldade de localização, não foi encontrado por saqueadores e foi o único encontrado intacto com todos os seus tesouros. Toda essa riqueza pode ser vista no Museu do Cairo

A visita ao Vale dos Reis dá direito a entrada em três tumbas, são muitos por lá e é até difícil escolher em qual entrar. Nesse caso, estando com guia, vale a dica deles!

Entrar nas tumbas é algo muito emocionante e impressionante! As pinturas são incríveis.. Uma loucura pensar como algo tão antigo resiste há tanto tempo. E os sarcófagos?? Minha gente é demais!! Tantos detalhes, os egípcios acreditavam que quanto mais inscrições nos sarcófagos, maior era a proteção do outro lado da vida.

Fonte: piramidal.net

E cada um desses detalhes eram caríssimos, então imagina a quantidade nos dos faraós né. Em contra partida, vi alguns sarcófagos bem mais simples no Museu do Cairo, normalmente de aldeões.

Nas tumbas, vocês irão passar primeiro por grandes corredores e depois descer por escadarias que parecem não ter fim. Então terão várias salas decoradas onde eram guardados os tesouros do faraó e a câmara funerária com o seu sarcófago! Tem que ter disposição, mas vale muito a pena!!

Mas olha, o calor lá é muito insuportável, confesso que dava até preguiça de andar de uma tumba para outra.



Valor da entrada: 100 L.E

Horário de funcionamento: outubro a abril de 6h as 19h e de maio a setembro de 7h as 17h


Dicas:
  • Por lá infelizmente as câmeras são proibidas, sendo possível tirar fotos na parte externa, fora dos túmulos.
  • Não esqueça de passar protetor solar e de preferência levar um chapéu ou boné.. Vocês vão sentir falta deles.


Templo da Rainha Hatshepshut

A poderosa rainha Hatshepsut foi uma das únicas mulheres a governar o Egito. Após a morte de seu marido, com um filho muito jovem para assumir o trono, ela ficou responsável pelo império e governou o Egito por 20 anos!!




O templo dedicado a ela serviu de palco para o ritual de mumificação de seu corpo e por todos os lugares podem ser vistas figuras incríveis retratando sua vida. Eu amei conhecer esse lugar. Nossa guia contou que o tempo ainda esta sendo reconstruído a proporção que são decifrados os hieróglifos do local, pois tudo foi ao chão após um terrível terremoto na região.

História das oferendas aos deuses


O templo também fica no Vale do Reis! Falar nisso, a rainha Hatshepsut foi uma das poucas mulheres enterradas por lá, tamanha sua importância no Egito Antigo.


Valor da entrada: 50 L.E


Colossos de Memnon

Muito mistério gira em torno das duas gigantes estátuas do faraó Amenhotep III da XVIII !! Conta a história que um historiador grego escutou algo como um assobio vindo delas.. Então ficaram conhecidas como as estátuas que cantam!

Elas são o que restou do templo de Amenhotep, que após algumas inundações do Nilo, foi se deteriorando até ser demolido, mas as estátuas foram poupadas!! Essa construção data cerca de 3.400 anos!!



Rio Nilo

Como não senti o Cairo um lugar muito amigável para ficar perambulando por aí, estava muito animada em ter contato com o rio Nilo em Luxor... Então foi de lá pude admirar sua beleza!

Um dos rios mais importantes do mundo, eu gostei muito de ficar frente a frente com essa infinita fonte de historia! O Rio Nilo é um dos únicos rios do mundo que fluem na direção norte, além de ser um dos maiores do mundo.


Acredito que ele seja ele é uma das principais razões do Egito ter sido um império tão grande e tão desenvolvido há tantos anos atrás. 

Essa importância se dá até os dias atuais, sendo que o Nilo é a única fonte de água do país. Nossos guias muito falaram sobre ele e sua importância na construção dos antigos templos. Na época das chuvas, o Nilo é alagado e quando as águas baixam, o solo é fertilizado.


Todas as construções no Egito, até mesmo as pirâmides, paravam de ser construídas nas épocas de fertilização do solo, que era a época das plantações.




Eu passei 2 dias e 1 noite em Luxor e amei a experiência!! Para falar a verdade, gostei muito mais de lá que do Cairo. Os templos são incríveis e mais organizados. Na minha opinião, ir a Luxor é uma das coisas que mais valem a pena na viagem ao Egito.

Espero que tenham gostado de viajar comigo... E se tiverem alguma dúvida deixa um comentário ou manda um email que vou adorar conversar sobre o Egito!!




Já conhece nosso canal no YouTube?? Se inscreva e fique por dentro de muitas novidades!! Além disso, postei lá um vídeo sobre momentos no Egito! 


↠ Planeje sua viagem com o Mochila, Câmera e Ação ↞
------------------------------------------------------------------------------------------
↠ Já tem seguro de viagem? Cote seu seguro com a Mondial e aproveite as promoções especiais!

↠ Reserve sua estadia pelo Booking através do Blog, você não paga nada além por isso! 

↠ Roteiros personalizados?? Pergunte-me como.
------------------------------------------------------------------------------------------


2 comentários

  1. Parabéns pelo post! Não tinha idéia sobre o turismo naquela região e fiquei curiosa com o que li!! As fotos estão divinas e não poderiam retratar melhor toda grandiosidade narrada! ��������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!!
      Eu gostei mais de Luxor do que do Cairo!!
      É mais leve e tem templos maravilhosos!!

      Excluir